Colposcopia
A colposcopia é um procedimento de imagem utilizado na detecção precoce do câncer do colo do útero e suas lesões precursoras. O Colposcópio é um aparelho óptico, que utiliza lentes de aumento e filtros de luz para visualização da genitália feminina, especialmente o colo uterino e a vagina. Ele é adaptado à uma vídeo-câmera o qual possibilita a captação de imagens para correta documentação e laudos.
O procedimento de colposcopia é simples e relativamente indolor, apesar de a mulher poder sentir algum desconforto. É um exame realizado em ambiente ambulatorial por médicos qualificados em colposcopia, sempre que for necessário um exame detalhado do colo uterino e vagina. O Colposcópio também é usado para exame de vulva, períneo e ânus, bem como do pênis.
Com o Colposcópio o médico pode identificar áreas anormais que possam existir e decidir sobre a necessidade ou não de se biopsia-las e assim identificar as alterações mais precocemente e instituir o tratamento adequado e necessário.
Quais os cuidados necessários antes de realizar colposcopia?
A orientação da paciente de que é um exame simples e indolor, semelhante à uma coleta do exame de prevenção, mais conhecido com exame de Papanicolaou, mas que é um pouco mais demorado (10 a 20 minutos) e que precisa dos mesmos cuidados habituais para o exame ginecológico, quais sejam:
- Já ter iniciado vida sexual;
- Evitar relações sexuais 24 a 48 horas antes do exame;
- Não utilizar cremes vaginais, duchas ou absorventes internos 2 dias antes;
- Não estar com fluxo menstrual moderado ou intenso.
Quando é necessário fazer uma colposcopia / indicações?
A Colposcopia está indicada todas as vezes que o exame de Papanicolaou apesentar as seguintes alterações, segundo recomendações do INCA/MS:
- Lesão intra-epitelial de alto grau, sem excluir invasão;
- Lesão intra-epitelial de alto grau (LIE-AG);
- Adenocarcinoma in-situ (AIS);
- Suspeita de invasão;
- Alterações de células escamosas de significado indeterminado sem afastar LIE-AG;
- Alterações de células glandulares – AGC
- Controle pós tratamento de lesões por HPV, Lesões pré-cancerosas ou de câncer invasor.
A Colposcopia também está indicada nos casos de Lesão intra-epitelial de baixo grau (LIE-BG) e Alterações de células escamosas de significado indeterminado (ASC-US) por 2 vezes consecutivas e nos casos de teste de HPV positivo para HPV de alto grau. Outra indicação para a Colposcopia são quando o médico assistente observar alteração no colo ou vagina, no exame de rotina, como forma de esclarecimento e descartar uma lesão mais grave.
Existem outros motivos para se fazer uma colposcopia?
Onde ocorre maior disponibilidade do exame Colposcópio, como nos serviços privados, podemos indicar a avaliação por Colposcopia nos seguintes casos também:
- ASC-US e LIE-BG no primeiro exame alterado;
- Diagnóstico de HPV – seja na Citologia ou no Teste DNA/HPV, mesmo que não sejam o 16 e o 18;
- Sinusorragia (sangramento vaginal durante as relações sexuais) ou Dispareunia (dor nas relações sexuais);
- História de DST prévia ou parceiro atual com DST;
- Vulvovaginite frequente;
- Prurido vulvar crônico;
- Exame pré-operatório de cirurgias ginecológicas e
- Desejo da paciente (exame complementar ao exame de rastreamento).