Cauterização do colo uterino

A Cauterização do Colo Uterino é a destruição tecidual localizada damucosa ou pele do colo uterino, podendo ser realizada por eletrocauterização, cauterização química ou pelo método de criocauterização, proporcionando assim a renovação do tecido. O método utilizado depende do local, da extensão da lesão, da experiência de cada especialista e disponibilidade. Em alguns casos, pode ser necessária a repetição do procedimento.

Na área ginecológica, é comum o uso da cauterização no tratamento das lesões HPV induzidas de baixo grau, de condilomas (verrugas) do colo uterino, no tratamento de ectopias que tenham muita sintomatologia, entre outros. O procedimento apresenta poucos sintomas e dependendo do tipo, gravidade, tamanho e localização das lesões a cauterização pode ser feita com ou sem uso de anestésico.

O momento ideal do procedimento é após a menstruação, e os cuidados prévios são os mesmos da realização da colposcopia e do exame preventivo do colo uterino. Após o procedimento é recomendado que a mulher não tenha relações sexuais por cerca de 30 dias, para que o colo do útero cicatrize corretamente. Serão prescritos cremes vaginais cicatrizantes, e é possível apresentar algum tipo de sangramento após ao redor de 15 dias do procedimento. Lembre-se, o retorno ao ginecologista é imprescindível para reavaliação após 30 dias.

Open chat